Os excluídos do mundo devem ter a nossa atenção

Resultado de imagem para imagem desse domigo 6º do tempo comum

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 6º Domingo do Tempo e também o dia do enfermo. A liturgia de hoje nos lembra dos excluídos e marginalizados do mundo, principalmente os pobres e os doentes sem recursos.  Estes são muitas vezes abandonados e explorados por alguns poderes constituídos e também de algumas instituições politicas e religiosas do nosso tempo.

O evangelista São Marcos nos mostra quem é Jesus. Ele não é uma figura fora da realidade vivida do nosso povo sofredor, mas é alguém que age e muda as situações de morte para uma situação de vida. A partir de seus gestos, podemos descobrir quem Jesus é. Vemos Jesus libertando o homem possuído por um espirito mau, ele estende a mão para a sogra de Pedro e a cura, e hoje vemos Jesus tendo uma atitude para com os marginalizados e excluídos.

A liturgia bíblica desse domingo vê a discriminação que os leprosos sofriam em conformidade na Lei de Moises. Era uma imposição feita por ele e não de Deus. Assim dizia a lei : "O leproso andará com vestes rasgadas, cabelos soltos e barba coberta...Viverá isolado, morando fora do acampamento... Ao se encontra com alguém, deve gritar: sou impuro...". Era o medo do contagio.

Infelizmente a sociedade atual faz leis desses modos, prejudicando os que não tem vez e nem voz no mundo. São regras sem misericórdia e solidariedade, pois é mais fácil descartar essas pessoas do nosso convívio social, religioso, econômico e politico. O povo hebreu achava que era castigo de Deus para justificar a exclusão, mas não procurava ver as causas desses males que atigiam o povo daquela época como que acontece na nossa sociedade. (cf. Lv 13,1-2.44-46)

A Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios nos convida a sermos samaritanos para todos que sofrem, mas isto deve ser feito no prisma grandioso que é “fazer tudo para a gloria de Deus”. Ser balsamos para os que estão na marginal da sociedade como os doentes pobres e os pobres sem nenhum recurso. (cf.1Cor 10,31-11,1)

O Evangelista Marcos nos mostra a atitude de Jesus diante de um leproso, Ele o cura e o integra na sua comunidade. Vemos que o leproso desobedece esta lei injusta, aproxima de Jesus e ajoelha diante Dele e diz “se queres, podes limpar-me...”. Esta atitude é de alguém que reconhece em Cristo Deus que tudo pode. É o Deus do Monte Sinai que quer a lei do amor seja a marca entre todos. Jesus quer e cura o homem, o faz ser digno da graça e de poder viver com os outros. Deus é sempre acolhedor e justo. Este homem curado torna-se ardoroso testemunho da bondade de Deus na pessoa de Jesus. (cf. Mc 1,40-45)

Que esta liturgia nos ajude a sermos solidários e misericordiosos com todos, principalmente com doentes e pobres. Que Maria no titulo de Nossa Senhora de Lourdes derrame pela sua interseção benção de Deus a cada um que precisa e  que possa sentir a mão de Deus dando conforto e cura física e espiritual. 
Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia e filósofo Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.