A Trindade, mistério da vida intima de Deus

Resultado de imagem para imagem da trindade santa

Queridos irmãos e irmãs, hoje é a Festa da Santíssima Trindade, que é um mistério e nós o celebramos e nele devemos contemplar. A nossa inteligência humana não abarca todo esse mistério, mesmo querendo é muito difícil, mas se estivemos em comunhão com Ele nós podemos abraça-lo de modo admirável e isso nos dá a plena felicidade. A trindade se revela para nós nas três pessoas que é o Pai, o Filho e o Espirito Santo, mas em só Deus.

No Livro do Deuteronômio nos mostra o Deus da Aliança feita com a humanidade. Sabemos que Deus criou todas as coisas e o universo foi feito de modo admirável por Ele. A sabedoria de Deus está em toda parte, tudo manifesta a gloria de Deus. Moisés, um grande libertador do Povo de Deus, guiado pelo poder de Deus e desse modo o povo foi tirado da escravidão do Egito para a Terra prometida. Ele já no final da sua vida resume para nós a Aliança feita por Deus e que tem exigência para unir novamente o Povo de Deus. 

Assim devemos lembrar e contemplar os feitos de Deus que fez para o seu Povo escolhido. A história disso não pode ser esquecida. Moises nos mostra o rosto de Deus e nós o reconhecemos na comunhão e intimidade Dele com seu povo, para isso deve cumprir os mandamentos de Deus, pois Ele é fiel e sempre nos procura para estar com Ele, apesar das nossas transgressões, Ele sempre vem até nós para nos reconciliarmos com Ele, pois Ele é bom e misericordioso. O povo antigo não conhecia esse mistério da Trindade, mas já tinha uma ideia da unicidade e espiritualidade; e também reconhecia os atributos como onipotência e a misericórdia de Deus. (cf. Dt 4, 32-34.39-40)

Na carta de São Paulo aos romanos nos exorta para a proximidade de Deus ao homem e por sua bondade nos tornou filhos amados e adotivos em Jesus Cristo. Hoje podemos chamar Deus de Pai quando pronunciamos o abba. Nós não somos mais órfãos e temos um Pai que zela pelo nosso bem na conquista da felicidade eterna no céu que começa aqui na terra nosso dia a dia, buscando a justiça e o verdadeiro bem. (cf. Rm 8,14-17)

O evangelista Mateus nos narra, no seu evangelho, o encontro final entre Jesus com seus discípulos e nos dá a formula do Batismo que é usado no sacramento de iniciação cristão. Somos batizados na trindade santa, isto é em nome Pai, do Filho e do Espirito Santo. Assim participamos, pelo Batismo, da trindade Santa. Aqui também nasce o nosso compromisso batismal que é ser missionário, cumprindo o mandato de Cristo que é: ide pelo mundo, anunciai o evangelho e os que creem, batize-os na trindade santa, e desse modo se agrega a grande comunidade que é a Igreja de Cristo. (cf. Mt 28,16-20)
O prefacio desta missa de hoje nos fala muito que é: "Com o vosso Filho único e o Espírito Santo sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoa, mas três pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de vossa glória  atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade".

Deus nos mostra o seu amor no seu filho e nos impulsiona para missão na força do Espirito Santo. O amor de Deus contagia a todos, pois Ele nos faz forte agraciando-nos com sua graça que nos revigora e nos faz ser as testemunha no mundo. 

Que esta liturgia nos faz ver no irmão a presença de Deus e que possamos viver a comunhão com Deus e com todos. Que a justiça seja propagada e que a paz seja concretizada no nosso meio. Nós podemos viver o amor de Deus por causa do amor de Cristo que se concretizou no selo da cruz. Um Deus que nos liberta na paixão, na morte e na ressurreição de Cristo.
Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.