A COMUNIDADE É LUGAR IDEAL PARA VIVERMOS A FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO

A imagem pode conter: 1 pessoa

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 2º domingo da Pascoa. A alegria da Pascoa do senhor será prolongada por 50 dias. Sabemos que a Igreja nasce da cruz e da ressurreição de Jesus e tem uma missão de testemunhar a boa noticia que Jesus nos dá a vida nova que não termina.

A liturgia bíblica nos fala e nos ilustra bem essa nova realidade para o cristão. A igreja vai ser a voz oficial da mensagem genuína de Cristo.

No livro dos Atos dos Apóstolos  nos mostra bem a comunidade cristã  que está em Jerusalém, ela brota da força do Cristo vivo e ressuscitado no nosso meio. Ela vai estar unida nos ensinamentos dos apóstolos, na perseverança, na oração no templo e na eucaristia que acontece na fração do pão. É tudo em comum e ninguém passa necessidade, pois todos se tornam uma família, isto é uma nova família de Deus.

A maneira de viver a fé em Cristo é se tronar testemunha para os outros que admiram esse modo novo de viver dos cristãos e assim aumenta os novos seguidores da doutrina ensinada pelos apóstolos de Cristo. Agora a Igreja é congregada na Palavra de Deus e na Eucaristia, pois essas fontes renovam e dão forças aos cristãos que não vão temer a opressão dos poderosos da época e nem de hoje. (cf. At 2,42-47)

Na primeira carta de São Pedro nos faz ver nesse pequeno hino que exalta O Deus Pai pela ressurreição de Cristo e coloca em nosso coração a luz da esperança que não nos decepciona, pois Ele traz a alegria da misericórdia de Deus que não abandona o seu povo. Nós nunca estamos sós, pois Jesus caminha conosco sempre e nos faz ser animados e fortes através do coração misericordioso de Cristo que atrai a todos a estar com Ele sempre. Jesus nos cura e nos faz homens novos para o reino Dele que nunca acaba. Somos renascidos na Pascoa do Senhor. (cf. 1Pd 1,3-9)

Como esse domingo também nos faz ver a misericórdia de Deus que é eterna, pois assim canta o salmo.

O evangelista São João apresenta para a nós a comunidade dos apóstolos que tem no seu centro o Cristo vivo e ressuscitado no meio deles. Sabemos se estivermos unidos a Cristo, o medo se dissipa, pois a luz do ressuscita-o nos aquece nos dá força para testemunhá-Lo em todas as partes. O evangelista mostra os apóstolos trancados e com medo, mas Jesus ressurge e os faz valentes, pois Jesus vai ser o motivo de alegria eterna para todos.

A paz e o perdão reinam onde Jesus está, pois  Ele é que dá o Espirito Santo através do seu sopro aos apóstolos e  a nós também. Deus exige a fé e mostra a Tomé que é importante isso, pois sem ela não poderemos ser testemunha viva de Cristo no mundo. Jesus deu a ordem a eles e a nós hoje para sermos testemunha Dele, mesmo diante das adversidades e perseguições  que está por toda parte da terra. Isso não vai nos abater, pois Jesus Cristo é nosso Senhor que nos dá o caminho, a vida e a verdade seguras que nos levam a Deus no seu reino definitivo que está preparados para todos que acredita e vivem coerentemente a fé Nele na comunidade que é a Igreja. (cf. Jo 20,19-31)

Que sejamos fortes e missionários de Cristo no mundo. Amém

Tudo por Jesus na sem Maria!!!


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.