Queridos irmãos e irmãs, estamos no quinto domingo do tempo comum, antes de iniciar a quaresma, que é um período de reflexão, oração e conversão a Deus. A história da nossa salvação nos mostra que Deus chama as pessoas e as envia para que eles possam realizar o seu projeto. Deus é bom sempre e é Ele que toma iniciativa de salvar o homem.
A liturgia desse domingo nos fala de três chamados que Deus faz ao homem para que seja se instrumento de salvação e libertação do pecado.

No livro do Profeta Isaias narra para nós o chamado de Deus a ele. Isso ocorre quando estava em oração no templo. A sua reação é de sentir pequeno e indigno e continuar no seu lugar sem sair e comprometer com qualquer coisa que possa mudar o mundo. Mas, o anjo o toca os seus lábios com uma brasa e assim o purifica para a missão. Deus sempre pergunta e nos deixa livre para responder. Assim diz Deus a Isaias: "Quem vou enviar?" Isaías, responde ao apelo de Deus, dizendo: "Eis-me aqui, envia-me". Aqui podemos dizer que Deus sempre nos chama, mas nós sentimos incapazes e é Deus que nos capacita e nos dá força e coragem para a missão. (cf. Is 6,1-8)

O apostolo Paulo conta o seu Chamado e nos diz que ele se considera como ultimo dos apóstolos e desse modo ele se considera como algo inesperado acontecendo em sua vida. A sua conversão foi na estrada que ia a Damasco aonde Jesus o chama e ele responde: "Senhor, que queres que eu faça?"(cf. 1 Cor 15,1-11)  Deus sempre toma a iniciativa no chamado e nos ajuda a sermos missionários como foi Paulo, levando a boa nova de Cristo a todos.

No Evangelho de Lucas, nós temos o Chamado dos Primeiros apóstolos.  Aqui vemos Jesus na Barca de Pedro e de lá Ele ensina e depois faz o convite para que eles fossem pescar novamente. Embora estivesse difícil a pescaria e a noite toda não conseguiram pescar nada, após o convite de Jesus, eles foram e conseguiram pescar. Assim, há uma pesca milagrosa. Após isso, Então Jesus faz o chamado para que eles possam ser pescadores de homens e assim a Igreja, que é a barca de Pedro se multiplica de pessoas que querem seguir o caminho da conversão a Deus. (cf. Lc 5,1-11).

Eles atenderam esse convite e foram ser seguidores de Cristo, ajudando-O na sua missão de salvar a humanidade. Hoje a Igreja nos chama para seguir Jesus e dar razão a fé que nós temos a Ele. Devemos ser disponiveis e abertos a graça de Deus que vem até nós através da Palavra de Deus proclamada na igreja e nos sacramentos que recebemos dela para nos habilitar a ser discípulos e discípulas do mestre.
Assim, queridos irmãos e irmãs, ser cristão é pertencer a uma comunidade cristã que ajuda os outros a encontrarem o caminho verdadeiro que leva a Deus.  O cristão deve viver os valores do reino de Deus, assumindo com coragem a missão de Jesus no mundo e ser dócil na ação do Espirito Santo e obediente ao Magistério, representado pelo nosso papa Bento XVI e seus sucessores.

O cristão é chamado a levar a mensagem de Cristo aos pobres, aos desvalidos, aos doentes, aos excluídos, aos sem voz e vez no mundo e a todos que precisam de ajuda. Assim, desta maneira o mundo se transforma e nós viveremos em harmonia uns com os outros. Que esta liturgia nos ajude a largar os vicios e os pecados e nos animem cada vez mais a sermos seguidores de Cristo com todos os irmãos de caminhada rumo a eternidade com Deus para sempre. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.