Queridos irmãos e irmãs, o sofrimento humano causado por diversos modos nos ajuda a compreender o sofrimento redentor de Cristo. As doenças, a violência, as guerras, as mortes por acidentes, por desastres naturais, por incêndios e outros que causam sofrimentos na nossa vida nos aproximam de Deus e clamam por solidariedade. Deus não quis a morte, ela foi provocada pela desobediência do ser humano a Ele. Deus nos dá o livre arbítrio, mas a nossa ganancia humana esquece-se dos outros e assim provocam muitos sofrimentos.

Não podemos jamais se esquecer dessas pessoas que sofrem por doenças  ou catástrofes que clamam por ajuda. Nós devemos ser bons samaritanos e ajudá-los com todo amor que se faz serviço a eles. A caridade a eles ajuda a suavizar os seus sofrimentos e assim seremos um balsamo que regenera a força humana e da alma de cada  enfermo.

A Igreja sempre se colocou com uma mão samaritana aos enfermos, principalmente aos mais pobres e excluídos do sistema de saúde. Muitos hospitais e sanatórios catolicos prestam serviços caritativos a eles, ajudando-os a aliviar as dores e fragilidades causadas pela doença ou sofrimento de perdas humanas. O papa propõe uma mensagem para o 21º Dia Mundial do Enfermo, que será celebrado de 7 a 11 de fevereiro, o Bom Samaritano: “Vai e faz tu também o mesmo” (Lc 10, 37), que ensina a “fazer bem a quem sofre e fazer o bem com o próprio sofrimento” (Cart. ap. Salvifici doloris, 30).

Que Maria no titulo de Nossa Senhora de Lourdes ajude todos os enfermos e os que cuidam deles. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.