Queridos irmãos e irmãs em Cristo, na força do Espirito Santo e acalentado no amor de Deus. Estamos no 14° domingo do tempo comum. A liturgia nos ajuda a estarmos atentos, na Palavra de Deus,  para ouvirmos o que Deus quer de cada um de nós. Deus sempre nos fala através de fatos da vida e dos missionários que levam a boa nova em cada lugar. Deus faz ouvir a sua voz através de pessoas que são chamadas para esse fim.
Hoje ouvimos nas leituras bíblicas três pessoas escolhidas para serem portas vozes da sua Palavra que liberta e nos faz ver a verdade de Deus na sua justiça. Deus é sempre fiel a nós.
No livro de Ezequiel encontramos o chamado de Deus que tem as seguintes características: primeiro lugar, Deus é sempre que toma iniciativa, pois Ele sempre está atento ao seu projeto de salvação da humanidade que foi descaída pelo pecado; segundo lugar, quem é chamado sempre é o homem  e em terceiro lugar, tem a missão de ser o porta voz de Deus no meio do povo.  Deus precisa de pessoas comprometidas com a sua causa, que é de justiça e liberdade para todos. Se caminharmos com Deus estaremos em plena vida, porque Deus nos quer livres para amá-lo e a todos que nos cercam.  (cf. Ez 2, 2-5)
Na segunda carta de Paulo aos coríntios, vemos Paulo que nos fala sobre a sua experiência de apostolo, que tem a missão de falar de Jesus Cristo  a todos. Deus age através das pessoas, mesmo que elas sejam fracas, mas elas são uns instrumentos que Deus capacita para o êxito da missão evangelizadora. A nossa limitação é enriquecida pela graça de Deus. Nada pode atrapalhar a missão, mesmo o espinho que temos que enfrentar em nossa vida. A graça de Deus nos fortalece, isto é, como está escrito:  Basta-te a minha graça; pois é na fraqueza que a força se realiza plenamente". Então, devemos acreditar que Deus estará sempre nos ajudando para enfrentarmos todos os obstáculos na nossa missão de pastoral, de família e de vida de sociedade (cf. 2 Cor 12, 7-10)
No Evangelho de Marcos, desse domingo, nós deparamos com a experiência de Cristo. Encontramos Jesus em Nazaré e Ele ensina as pessoas na sinagoga, lugar do encontro do Povo com a Palavra de Deus. Jesus é admirado pela eloquência da sua sabedoria, dos milagres que Ele fazia, mas  ficaram surpresos por esses eventos, pois sabiam que Jesus era o filho de Maria e reconhecia Nele a profissão de carpinteiro. Isso os fazia de não acreditar que Jesus era o Messias, embora Jesus manifestasse sinais messiânicos. Sabemos que o profeta provoca reação, pois ele tem a missão de anunciar, denunciar os erros e ainda de corrigir os rumos de quem está em caminhos errados que levam a desgraça e morte. É inerente ao apostolado sofrimento, perseguição e incompreensão e que pode provocar até a morte dos que anunciam a verdade de Deus. Deus sempre se mostra na ação simples e nas nossas fragilidades humanas. Deus ama os humildes porque eles estão sempre abertos a Deus e se colocam as suas vidas nas mãos Dele. Deus nos chama e é Ele que vai dar as forças e graças para cumprir bem a missão do nosso apostolado. (cf.  Mc 6, 1-6)
Assim, queridos irmãos e irmãs, nós, pelo Batismo, temos essa missão, de levar a boa nova de Jesus a todos que precisam. Não podemos temer nada, mesmo as indiferenças e incompreensões das pessoas. Devemos estar atentos que Jesus disse hoje para nós: "Um Profeta não é estimado entre os seus". Isso nos encoraja, pois mesmo esse episódio de Nazaré, não fez Jesus abandonar tudo, voltando àquela vida que Ele tinha em Nazaré com sua mãe e no seu trabalho de carpinteiro. Ele foi fiel a vontade de seu Pai, que é de trazer para nós de volta a  graça e a vida eterna, através da sua paixão, morte de cruz e da sua gloriosa ressurreição.
Que possamos espelhar nos exemplos dos profetas e apóstolos. Vamos seguir Jesus e aderir a Ele com ardor e vontade de fazer esse mundo mais humano e cristão entre todos nós. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 05-07-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.