O cristão é um cidadão do céu pela graça do batismo e como está no mundo deve seguir as leis da terra também. Nós temos obrigações diante de Deus e dos homens. A liturgia desse domingo nos ilumina como devemos proceder diante de Deus e do mundo. As Leituras bíblicas nos dão uma resposta e uma clareza a respeito disso.

No Livro do Profeta Isaias temos, um rei pagão foi "instrumentos de Deus" para libertar o seu povo da escravidão da Babilônia. Era o rei Ciro e ele foi um grande comandante e um político hábil e iluminado Ele conquistou todos os impérios do oriente, inclusive a Babilônia.No ano 538, depois de conquistar a Babilônia, permitiu os judeus voltarem à própria terra e começarem a reconstruir o templo e a cidade de Jerusalém. O interessante observar que o Profeta Isaias chama esse rei pagão de "ungido do Senhor". Assim, ele torna um instrumento de Deus mesmo não tendo conhecimento explicito Dele e nem sendo membro desse Povo eleito de Deus. Ai vemos a mão de Deus que é o verdadeiro Senhor da Historia da humanidade (cf. Is 45,1.4-6) .

Deus, Ele pode se servir de qualquer pessoa para realizar seus projetos de vida e salvação para todos. Como vemos se serviu de um rei pagão e ainda pode servir de qualquer um para a sua missão, mas devem ser pessoas de boa intenção, amante da paz e da justiça.
O apostolo Paulo louva o Senhor, porque a Comunidade de Tessalônica abraçou com entusiasmo e alegria o Evangelho e o acolheu na sua vida, e com ação do Espírito Santo, deu frutos de fé, de amor e de esperança que são premissas para uma sociedade justa e fraterna para todos.. (cf. 1Tes 1,1-5b)

O evangelista Mateus nos mostra Jesus respondendo a uma pergunta política das autoridades da época. Pensam que Jesus é um profeta alienado e desordeiro. Mas tem uma surpresa. A pergunta deles é intrigante e desafiadora: "É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?" Não podia ter apenas uma resposta, pois daria choque a um dos lados envolvidos e podia prejudicar o projeto de salvação de Jesus. Ele veio para tirar as picuinhas, as injustiças, os interesses mesquinhos dos políticos e religiosos da época. Então Jesus responde sabiamente que daí a Cezar o que é de Cezar e a Deus o que é de Deus.
Isto mostra quando o homem estiver peregrinando na terra deve obedecer duas leis a divina e a humana. Isto quer dizer ser justo nas nossas ações diante de Deus e dos homens, não podemos sonegar. Deus quer o nosso amor e adoração e aos governantes respeito mas não idolatrá-los. Não podemos tirar o lugar de Deus e nem idolatrar os nossos governantes. Deus merece todo o nosso amor e as outras coisas devem ser como serviços vividos e feitos para o bem comum. O mundo sem Deus é nada e com Deus, o homem se torna melhor. Somos cidadãos do céu e da terra. Amém (cf. Mt 22,34-40).

A Igreja no Brasil nos pede e nos alertam que todos devem ser missionários e evangelizadores: "EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo". (DGAE (2011-2015)).


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 14-1011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.